OBESIDADE INFANTIL NECESSITA DE TRATAMENTO PRECOCE

ENDOCRINOLOGIA RELEVANTE

8 de julho de 2011

ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA: OS EFEITOS FISIOLÓGICOS DO HORMÔNIO DE CRESCIMENTO (SOMATOTROPINA - GH),

EFEITOS SOBRE O CRESCIMENTO, EFEITOS SOBRE O METABOLISMO DE PROTEÍNAS, METABOLISMO DE GORDURAS E METABOLISMO DE CARBOIDRATOS.

O hormônio do crescimento é um hormônio protêico de cerca de 191 aminoácidos que é sintetizado e secretado por células chamadas somatotrófos na hipófise anterior. É um participante importante no controle de diversos processos fisiológicos complexos, incluindo o crescimento e o metabolismo. Efeitos fisiológicos do hormônio de crescimento. Um conceito fundamental na compreensão da atividade do hormônio do crescimento é que ele tem dois tipos distintos de efeitos: efeitos diretos que são o resultado do hormônio de crescimento sobre os receptores nas células-alvo. As células de gordura (adipócitos), por ex., têm receptores do hormônio do crescimento que estimula a quebra dos triglicérides dos adipócitos e suprime a sua capacidade para acumular lipídeos circulantes; efeitos indiretos que são mediados principalmente por um fator de crescimento da insulina (IGF-I) um hormônio que é secretado pelo fígado e outros tecidos em resposta ao hormônio do crescimento. A maioria dos efeitos dos fatores de crescimento do hormônio de crescimento é realmente devido ao IGF-I agindo em suas células-alvo. Para manter esta distinção em mente podemos discutir os papéis principais do hormônio de crescimento e do IGF-I em Fisiologia. Efeitos sobre o crescimento: o crescimento é um processo muito complexo, e requer a ação coordenada de vários hormônios. 
O principal papel do hormônio de crescimento para estimular o crescimento do corpo é estimular o fígado e outros tecidos a secretar fator de crescimento da insulina (IGF-I). O IGF-I estimula a proliferação dos condrócitos (células de cartilagem), resultando no crescimento ósseo. O hormônio do crescimento parece ter um efeito direto sobre o crescimento ósseo em estimular a diferenciação dos condrócitos. O IGF-I também parece ser uma peça chave no crescimento muscular. Estimula tanto a diferenciação quanto a proliferação de mioblastos. Também estimula a captação de aminoácidos e síntese de proteínas nos músculos e outros tecidos. Efeitos metabólicos: o hormônio do crescimento tem efeitos importantes sobre o metabolismo dos lípides, das proteínas e dos carboidratos. Em alguns casos, um efeito direto do hormônio de crescimento tem sido claramente demonstrado, em outros, o IGF-I parece ser um mediador crítico, e em alguns casos parece que os efeitos diretos e indiretos estão em jogo. 
O metabolismo de proteínas: em geral, o hormônio do crescimento estimula o anabolismo ((do grego: ana = para cima; ballein = lançar) é a parte do metabolismo que se refere à síntese de substâncias em um organismo, ou seja, a partir de moléculas simples, são criadas moléculas complexas) proteico em muitos tecidos. Esse efeito reflete no aumento da absorção dos aminoácidos, aumento da síntese proteica e diminuição da oxidação de proteínas; o metabolismo da gordura: o hormônio do crescimento aumenta a utilização de gordura por quebra de triglicérides estimulando a oxidação nos adipócitos; o metabolismo de carboidratos: o hormônio do crescimento é um de uma série de hormônios que serve para manter a glicemia dentro da faixa de normalidade. O hormônio do crescimento é muitas vezes dito ter atividade anti-insulínica, porque ele suprime a capacidade da insulina para estimular a absorção de glicose nos tecidos periféricos e aumentar a síntese de glicose no fígado. Um tanto paradoxalmente, a administração de hormônio de crescimento estimula a secreção de insulina.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia-Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. O hormônio do crescimento é um hormônio protêico de cerca de 191 aminoácidos que é sintetizado e secretado por células chamadas somatotrófos na hipófise anterior... como saber mais.
http:// drcaiojr.site.med.br 

2.
As células de gordura (adipócitos), por ex., têm receptores do hormônio do crescimento que estimula a quebra dos triglicérides dos adipócitos... como saber mais.
http://crescimentomeninas.blogspot.com

3.
Efeitos indiretos que são mediados principalmente por um fator de crescimento da insulina (IGF-I) um hormônio que é secretado pelo fígado e outros tecidos em resposta ao hormônio do crescimento... como saber mais.
http://crescercriancasjuvenil.blogspot.com 


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.



Referências Bibliográficas:
Stephen Kemp, MD, PhD, Professor do Departamento de Pediatria, Setor de Endocrinologia Pediátrica da Universidade de Arkansas e Arkansas Children's Hospital. Editores: Arthur Chausmer B, MD, PhD, FACP, FACE, FACN, CNS, professor da pesquisa da filial, Bioinformática e Biologia Computacional Programa, Faculdade de Ciências Computacionais; C, Principal / A Informática, LLC; Francisco Talavera, PharmD, PhD, Senior Farmácia; Editor, e Medicine; T George Griffing, MD, Diretor da Divisão de medicina interna geral, professor do Departamentde Medicina Interna, St Louis University.








Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://dracaio.site.med.br
http://drcaiojr.site.med.br

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br 

Google Maps: 
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Seguir no Google Buzz