OBESIDADE INFANTIL NECESSITA DE TRATAMENTO PRECOCE

ENDOCRINOLOGIA RELEVANTE

28 de junho de 2011

ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA: NO PROCESSO DE CRESCIMENTO EXISTEM FATORES ANATOMICOS QUE TERÃO GRANDE REPRESENTATIVIDADE NO VALOR FINAL DA ESTATURA QUE POSSUIREMOS

ALÉM DO HGH – HORMÔNIO DE CRESCIMENTO (SOMATOTROFINA E COMPLEXO 191).


DURANTE O SONO, O TECIDO ÓSSEO É REPARADO ATRAVÉS DE UM PROCESSO EM QUE AS CÉLULAS DO TECIDO, CHAMADAS OSTEOBLASTOS, SINTETIZAM MATRIZ ÓSSEA FORMADA DE MUCOPOLISSACARÍDEOS, SAIS DE CARBONATO DE CÁLCIO E CARBONATO DE FÓSFORO, FAZENDO ASSIM COM QUE OS OSSOS AUMENTEM O COMPRIMENTO.

É muito frequente pensarmos que somente o hormônio de crescimento – HGH, somatotrofina ou complexo 191 que obviamente serão os maiores responsáveis pela estatura final, associada a genética em seu potencial Maximo programado pelo DNA de nossos ancestrais, HGH – hormônio de crescimento qualitativamente dentro de padrões de normalidade, outros hormônios como os hormônios tireoidianos, sexuais, estilo de vida, fatores exógenos (externos), nutrição adequada, fatores biopsicossociais, bem como os fatores biométricos estruturais e doenças não previstas. Crescimento em estatura, determinada por seus vários fatores, resulta do alongamento dos ossos por meio de divisões celulares principalmente reguladas pelos hormônios do crescimento - HGH e somatotrofina - (STH), que é segregado pela glândula pituitária. O hormônio opera na maioria dos tecidos do organismo, tem muitas outras funções, e continuará a ser produzido ao longo de toda a vida, com níveis máximos coincidindo com os picos de velocidade do crescimento, e vão gradualmente diminuindo após a adolescência. Durante as duas primeiras horas de sono é quando é produzida a maior quantidade de hormônios do crescimento - HGH e somatotrofina - (STH). Exercícios físicos também promovem a secreção. A boa alimentação e a dosagem correta de exercícios físicos são muito importantes para a secreção regular e correta do hormônio. Um fato quase nunca levado muito a sério, é o cuidado que devemos ter com a nossa coluna, através da postura e alongamentos adequados. A coluna é muito importante em determinar a altura final, ela é composta de 33 vértebras, porém somente 24 são permanentemente móveis e nunca se fundirão. Discos de cartilagem estão entre esses ossos, o tamanho dessas cartilagens influencia o comprimento da coluna. Há 22 discos de cartilagem que totalizam 25% da altura.
As pernas e os braços são feitos de osso muito rígido, que quando sofrem tensão suficiente, criam-se lacunas microscópicas. Durante o sono, o tecido ósseo é reparado através de um processo em que as células do tecido, chamadas osteoblastos, sintetizam matriz óssea formada de mucopolissacarídeos, sais de carbonato de cálcio e carbonato de fósforo, fazendo assim com que os ossos aumentem o comprimento. A maior parte das variações de altura entre as populações é de motivo genético, mas não devemos nos esquecer que tratamentos e diagnósticos de alterações são efetuados recentemente de forma mais eficiente, em sendo assim não devemos nos projetar somente em ancestrais.
Baixa estatura e alta estatura geralmente não são uma preocupação quanto à saúde, mas deveriam ser. Se o grau de desvio do normal é significativo, podemos então atribuir o problema a causas externas, o mais precoce possível, evitando assim estigmas graves que nossos filhos certamente terão.



Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia-Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. Durante o sono, o tecido ósseo é reparado através de um processo em que as células do tecido, chamadas osteoblastos, sintetizam matriz óssea...

http:// drcaiojr.site.med.br

2. Há 22 discos de cartilagem na coluna que totalizam 25% da altura
...
http://crescimentomeninos.blogspot.com

3.A obesidade infantil interfere no crescimento infanto juvenil
...
http://crescercriancasjuvenil.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Stephen Kemp, MD, PhD, Professor do Departamento de Pediatria, Setor de Endocrinologia Pediátrica da Universidade de Arkansas e Arkansas Children's Hospital. Editores: Arthur Chausmer B, MD, PhD, FACP, FACE, FACN, CNS, professor da pesquisa da filial, Bioinformática e Biologia Computacional Programa, Faculdade de Ciências Computacionais; C, Principal / A Informática, LLC; Francisco Talavera, PharmD, PhD, Senior Farmácia Editor, e Medicine; T George Griffing, MD, Diretor da Divisão de medicina interna geral, professor do Departamento de Medicina Interna, St Louis University.








Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com



Site Clinicas Caio
http://dracaio.site.med.br
http://drcaiojr.site.med.br

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br